quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

LIÇÕES DA 2a. GUERRA

O maior conflito da história, encerrado há 60 anos, ensina o que fazer – e o que evitar quando os temas são liderança, estratégia, planejamento e treinamento. LIÇÕES DE LIDERANÇA Equipes - saber escolher seus subordinados é essencial. E depois de escolhê-los é preciso apoiá-los. Riscos - líderes precisam ter coragem para tomar decisões – e se responsabilizar pelas que dão errado. Exemplo - antes de designar alguém para cumprir uma tarefa, o líder tem de demonstrar que é capaz de fazer o que está sendo pedido. Superação - bons líderes não se deixam abater pela derrota. Aprendem com ela para vencer no futuro. LIÇÕES DE TREINAMENTO Flexibilidade – em combate, assim como nos negócios, nem tudo acontece como o planejado. É preciso saber se adaptar às circunstâncias. Rapidez – é melhor estar pronto para reagir rápidamente sem estar 100% convicto, do que esperar até ter certeza absoluta da decisão. Comunicação clara – para manter a tropa unida – e as equipes – é preciso que a linguagem utilizada pelo comando seja simples e direta. Delegação – os subordinados devem estar preparados para tomar decisões na ausência de ordens superiores. LIÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO Informação – coletar, organizar e interpretar dados sobre pessoas, o mercado e os recursos necessários é fundamental para avaliar a capacidade de exércitos. O mesmo vale para as empresas. Logística – o desembarque aliado na Normandia – no célebre dia D – talvez seja o maior exemplo de sucesso de todos os tempos na coordenação sincronizada de uma operação. Não existiria guerra moderna sem logística, e as empresas não sobreviveriam sem ela. Pessoas – durante a segunda guerra, ficou evidente que só equipes motivadas e exaustivamente treinadas podem levar à vitória e à excelência empresarial. Visão de mercado – empresas assim como exércitos, devem estar constantemente preparadas para movimentos de ataque e contra-ataque de rivais. LIÇÕES DE MERCADO Comunicação – não se deve menosprezar o aparecimento de novas mídias e técnicas de venda. A combinação do nascimento da televisão com o desenvolvimento da publicidade revolucionou a sociedade de consumo. Novos mercados – as mulheres têm um papel essencial na estratégia de qualquer empresa. Não só como parte importante da mão-de-obra mas também como público consumidor. Escala – a produção de artefatos militares em escala é fundamental para derrotar o inimigo durante a guerra. A indústria aprendeu que esse fator também é util para liquidar a concorrência. Sintonia – as pessoas têm cada vez menos tempo para cumprir todas as suas obrigações diárias. Logo depois da guerra prosperaram os produtos que souberam entender essa necessidade do consumidor, noção que vale até hoje. Fonte: Revista Exame – de 11/05/2005

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